segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ser professor universitário




 

Ser professor no ensino superior: uma reflexão

Na atualidade, ser professor no ensino superior é uma tarefa complexa, pois o mesmo precisa desenvolver muitas atividades envolvendo várias dimensões: ensino, pesquisa, extensão, gestão, representações e consultorias institucionais. Todavia, com o advento da tecnologia da informação e comunição, o conhecimento se tornou acessível e, de forma muito rápida e globalizada,  a grande maioria das pessoas consegue  ter acesso e dominar os novos recursos tecnológicos, levando  o professor a repensar o seu papel e a sua prática de ensino.


Historicamente, o professor universitário tem sua formação inicial (graduação) pautada apenas para o desenvolvimento em sua área profissional, sendo solicitado dele apenas competência e experiência nessa área para atuar como professor de disciplinas específicas. Sua metodologia de ensino, voltada para o método da transmissão de conhecimentos, sendo o aluno apenas um ouvinte.

Nos tempos atuais, esse papel vem sendo muito questionado e urge a necessidade de que o professor passe a assumir a sua identidade profissional de educador assim como ocorre na educação básica. Para que isso possa vir a ocorrer, é necessário que ele se qualifique para tal, ou seja, que ele passe a ter o domínio dos saberes específicos que exige a profissão docente.

A profissionalização do professor universitário passa pela necessidade de uma formação continuada, que vai desde sua atualização como profissional de sua área de atuação, a aquisição de saberes específicos na área pedagógica, no que diz respeito à didática (aspectos técnicos da profissão docente) e à educação (saberes sobre o ensino e a aprendizagem). É importante ressaltar que, aliado a esses conhecimentos, sua história de vida e a sua postura como cidadão, também são fatores que contribuem significativamente para a formação de sua identidade docente.

A responsabilidade em adquirir esses conhecimentos ainda está centrada na pessoa do professor, que percebendo essa necessidade, busca nos poucos cursos de pós-graduação, o aprofundamento desses saberes. Observa-se que nas instituições de ensino superior há um incentivo maior em preparar o docente para executar as atividades de pesquisa, sendo para isso institucionalizado os cursos de mestrado e doutorado. No entanto, não há a mesma atenção para a área pedagógica que esse professor precisa desenvolver para se profissionalizar.

Entendo que a profissionalização do docente, de forma que ele se sinta seguro, para assumir a identidade de educador, perpassa pela articulação e domínio desses saberes, para que ele se torne um mediador na construção do conhecimento pelos educandos, estimulando-os à formação de uma consciência crítica e reflexiva. Essa é uma nova necessidade sentida pela sociedade moderna e o professor precisar se adaptar a nova conjuntura, para poder ocupar os novos espaços de trabalho que se apresentam para aqueles que se qualificam para a realização da grande tarefa de preparar pessoas, capazes de mudar para melhor, a sociedade em que vivemos.

Todavia, é necessário que as instituições de ensino superior, públicas ou privadas,  também se preparem para oferecer as condições necessárias que esse profissional requer no desenvolvimento de suas funções. Não é possível desempenhar bem o papel de professor em estruturas improvisadas, sem equipe de recursos humanos capacitados,  número de alunos por docente que seja compatível com o Projeto Político Pedagógico, e sem incluir a discussão  de um Plano de Cargos, Carreira e Salários que vise a valorização permanente da categoria.

Elaborado com base nos seguintes textos:

FARIAS, Isabel M. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber, 2009.

MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente In: MASETTO, Marcos T. (org). Docência na universidade. Capinas: Papirus,1998

PIMENTA, Selma G. A profissão professor universitário: processo de construção da identidade. In: CUNHA, M. I. Docencia universitária: profissionalização e praticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009;

RAMOS, Katia M. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. Porto: Universidade do Porto, 2010.




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