Ser professor no ensino superior: uma reflexão
Na atualidade, ser professor no ensino superior é
uma tarefa complexa, pois o mesmo precisa desenvolver muitas atividades
envolvendo várias dimensões: ensino, pesquisa, extensão, gestão, representações
e consultorias institucionais. Todavia, com o advento da tecnologia da
informação e comunição, o conhecimento se tornou acessível e, de forma muito rápida e globalizada, a grande
maioria das pessoas consegue ter acesso
e dominar os novos recursos tecnológicos, levando o professor a repensar
o seu papel e a sua prática de ensino.
Historicamente, o professor universitário tem sua
formação inicial (graduação) pautada apenas para o desenvolvimento em sua área
profissional, sendo solicitado dele apenas competência e experiência nessa área
para atuar como professor de disciplinas específicas. Sua metodologia de
ensino, voltada para o método da transmissão de conhecimentos, sendo o aluno
apenas um ouvinte.
Nos tempos atuais, esse papel vem sendo muito
questionado e urge a necessidade de que o professor passe a assumir a sua
identidade profissional de educador assim como ocorre na educação básica. Para
que isso possa vir a ocorrer, é necessário que ele se qualifique para tal, ou
seja, que ele passe a ter o domínio dos saberes específicos que exige a
profissão docente.
A profissionalização do professor universitário
passa pela necessidade de uma formação continuada, que vai desde sua
atualização como profissional de sua área de atuação, a aquisição de saberes
específicos na área pedagógica, no que diz respeito à didática (aspectos
técnicos da profissão docente) e à educação (saberes sobre o ensino e a aprendizagem).
É importante ressaltar que, aliado a esses conhecimentos, sua história de vida
e a sua postura como cidadão, também são fatores que contribuem
significativamente para a formação de sua identidade docente.
A responsabilidade em adquirir esses conhecimentos
ainda está centrada na pessoa do professor, que percebendo essa necessidade,
busca nos poucos cursos de pós-graduação, o aprofundamento desses saberes.
Observa-se que nas instituições de ensino superior há um incentivo maior em
preparar o docente para executar as atividades de pesquisa, sendo para isso
institucionalizado os cursos de mestrado e doutorado. No entanto, não há a
mesma atenção para a área pedagógica que esse professor precisa desenvolver
para se profissionalizar.
Entendo que a profissionalização do docente, de
forma que ele se sinta seguro, para assumir a identidade de educador, perpassa
pela articulação e domínio desses saberes, para que ele se torne um mediador na
construção do conhecimento pelos educandos, estimulando-os à formação de uma
consciência crítica e reflexiva. Essa é uma nova necessidade sentida pela
sociedade moderna e o professor precisar se adaptar a nova conjuntura, para
poder ocupar os novos espaços de trabalho que se apresentam para aqueles que se
qualificam para a realização da grande tarefa de preparar pessoas, capazes de
mudar para melhor, a sociedade em que vivemos.
Todavia, é necessário que as instituições de
ensino superior, públicas ou privadas, também se preparem para oferecer as condições
necessárias que esse profissional requer no desenvolvimento de suas funções.
Não é possível desempenhar bem o papel de professor em estruturas improvisadas,
sem equipe de recursos humanos capacitados, número de alunos por docente que seja
compatível com o Projeto Político Pedagógico, e sem incluir a discussão de um Plano de Cargos, Carreira e Salários
que vise a valorização permanente da categoria.
Elaborado com base nos seguintes textos:
FARIAS,
Isabel M. et al. Didática e docência: aprendendo a
profissão. Brasília: Liber, 2009.
MASETTO, M. T. Professor
universitário: um profissional da educação na atividade docente In:
MASETTO, Marcos T. (org). Docência na
universidade. Capinas: Papirus,1998
PIMENTA, Selma G. A
profissão professor universitário: processo de construção da
identidade. In: CUNHA, M. I. Docencia
universitária: profissionalização e praticas educativas.
Feira de Santana: UEFS Editora, 2009;
RAMOS, Katia M. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. Porto: Universidade do Porto, 2010.
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