segunda-feira, 7 de maio de 2012

Plano da disciplina: Epidemiologia II





Professora: Lourani Oliveira dos Santos Correia – lourani@hotmail.com

DISCIPLINA
CÓDIGO
CARGA HORÁRIA
ANO-TURMA
Epidemiologia II
EPI-342
80 horas
2012-2


Ementa

Indicadores de saúde e sistemas de informação. Transição demográfica e epidemiológica. Métodos em epidemiologia: variáveis, hipóteses. Tipos de estudo em
epidemiologia. Vigilância em saúde. Epidemiologia das doenças transmissíveis.
Epidemiologia das doenças e agravos não transmissíveis

Objetivos

- Conhecer os principais indicadores de saúde nos que diz respeito às terminologias, critérios de classificação, forma de expressão dos resultados e seu uso na epidemiologia descritiva para realizar o diagnóstico coletivo de saúde;

- Explorar as potencialidades e verificar as limitações dos sistemas de informações em saúde no monitoramento da situação de saúde e na gestão do sistema e serviços de saúde;

- Verificar como o processo de transição demográfica e epidemiológica influencia nas condições de saúde da população;

- Explorar os métodos utilizados pela epidemiologia para conhecer os problemas de saúde, identificando vantagens e desvantagens e as possibilidades de aplicação na saúde pública;

- Verificar o processo de operacionalização da vigilância em saúde sob a perspectiva de articulação das ações de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, saúde do trabalhador e laboratório de saúde pública;

- Aplicar os conhecimentos adquiridos para monitorar e/ou avaliar a efetividade das ações de saúde na prevenção das doenças transmissíveis e não transmissíveis.

Conteúdo Programático


30/07 – Revisando conceitos de Epidemiologia I

06/08 – Indicadores de Saúde

13/08 – Pesquisa de Campo - Sistemas de Informações em Saúde

20/08 – Dados e Informações em Saúde

27/08 – Transição demográfica e epidemiológica

03/09 – Métodos em epidemiologia

10/09 – Tipos de estudo em epidemiologia: estudos seccionais e estudos caso-controle

17/09 – Tipos de estudo em epidemiologia: estudos de coorte, de intervenção e ecológico

24/09 -  Estudo de caso

01/10 – Vigilância em Saúde

08/10 – Jogos Internos UFAL (05 a 13)

15/10 – Dia do Professor

22/10 – Congresso Acadêmico 2012 (22 a 27)

29/10 – Vigilância em Saúde

05/11 – Epidemiologia das doenças transmissíveis

12/11 – Epidemiologia das doenças transmissíveis

19/11 – Seminário 1

26/11 – Epidemiologia das doenças e agravos não transmissíveis

03/12 – Epidemiologia das doenças e agravos não transmissíveis

10/12 – Seminário 2

17/12 – Avaliação final


Metodologia

A metodologia adotada  pela disciplina atenderá aos pressupostos do Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição que visa estimular o aluno a "aprender a aprender", a ser "sujeito de seu próprio aprendizado" e "aprender fazendo".

Serão utilizadas  as seguintes técnicas para implementar o aprendizado: aulas expositivas, estudos de caso, uso de vídeo, painel com especialistas, discussão em pequenos grupos, pesquisa de campo e seminário


Avaliação

A avaliação será processual, de acordo com o cumprimento das atividades desenvolvidas em sala de aula e na pesquisa de campo.  Serão computadas para a avaliação as seguintes atividades: pesquisa de campo, estudo de caso, seminários 1 e 2. Também fará parte da avaliação a pontualidade e a participação nas atividades.

Bibliografia Básica

Rouquayrol, Maria Zélia; Almeida Filho, Naomar de. Epidemiologia e Saúde. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora MEDSI, 2003. 728 p.

Pereira, Maurício Gomes. Epidemiologia: Teoria e Prática.1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995. 598 p.

Almeida Filho, Naomar; Rouquayrol, Maria Zélia. Introdução à Epidemiologia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 296 p.

Gilberto, Sichieri, Rosely, Gigante, Denise Petrucci (Orgs.). Epidemiologia

Bibliografia Complementar

Medronho, RA; Bloch, KV; Luiz, RR; Werneck, GL. Epidemiologia. 2ª ed. Atheneu, 2008

Waldman, EA. Vigilância em Saúde Pública. São Paulo : Faculdade de Saúde Pública da
Universidade de São Paulo, 1998. (Série Saúde & Cidadania)

Barata, RB. Tendências no ensino da epidemiologia no Brasil. Rev Panam Salud Publica/Pan Am J Public Health 2(5), 1997; 334-41.

Jorge, MHPM; Gotlieb SLD. O Sistema de Informação de Atenção Básica como Fonte de Dados para os Sistemas de Informações sobre Mortalidade e sobre Nascidos Vivos.
Informe Epidemiológico do SUS 2001; 10(1) : 7 - 18.

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Fonte: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação emNutrição. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2001/pces1133_01.pdf

Projeto Político Pedagógico Bachaletado em Nutrição. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/fanut/graduacao/nutricao.

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