Professora: Lourani Oliveira dos
Santos Correia – lourani@hotmail.com
DISCIPLINA
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CÓDIGO
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CARGA
HORÁRIA
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ANO-TURMA
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Epidemiologia II
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EPI-342
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80 horas
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2012-2
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Ementa
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Indicadores
de saúde e sistemas de informação. Transição demográfica e epidemiológica.
Métodos em epidemiologia: variáveis, hipóteses. Tipos de estudo em
epidemiologia.
Vigilância em saúde. Epidemiologia das doenças transmissíveis.
Epidemiologia das doenças e agravos não
transmissíveis
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Objetivos
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Conhecer os principais indicadores de saúde nos que diz respeito às
terminologias, critérios de classificação, forma de expressão dos resultados
e seu uso na epidemiologia descritiva para realizar o diagnóstico coletivo de
saúde;
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Explorar as potencialidades e verificar as limitações dos sistemas de
informações em saúde no monitoramento da situação de saúde e na gestão do
sistema e serviços de saúde;
-
Verificar como o processo de transição demográfica e epidemiológica
influencia nas condições de saúde da população;
-
Explorar os métodos utilizados pela epidemiologia para conhecer os problemas
de saúde, identificando vantagens e desvantagens e as possibilidades de
aplicação na saúde pública;
-
Verificar o processo de operacionalização da vigilância em saúde sob a
perspectiva de articulação das ações de vigilância epidemiológica, sanitária,
ambiental, saúde do trabalhador e laboratório de saúde pública;
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Aplicar os conhecimentos adquiridos para monitorar e/ou avaliar a efetividade
das ações de saúde na prevenção das doenças transmissíveis e não
transmissíveis.
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Conteúdo
Programático
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30/07 –
Revisando conceitos de Epidemiologia I
06/08 –
Indicadores de Saúde
13/08 –
Pesquisa de Campo - Sistemas de Informações em Saúde
20/08 –
Dados e Informações em Saúde
27/08 –
Transição demográfica e epidemiológica
03/09 –
Métodos em epidemiologia
10/09 –
Tipos de estudo em epidemiologia: estudos seccionais e estudos caso-controle
17/09 – Tipos de estudo em epidemiologia: estudos de
coorte, de intervenção e ecológico
24/09
- Estudo de caso
01/10 –
Vigilância em Saúde
08/10 –
Jogos Internos UFAL (05 a 13)
15/10 –
Dia do Professor
22/10 –
Congresso Acadêmico 2012 (22 a 27)
29/10 –
Vigilância em Saúde
05/11 –
Epidemiologia das doenças transmissíveis
12/11 –
Epidemiologia das doenças transmissíveis
19/11 –
Seminário 1
26/11 –
Epidemiologia das doenças e agravos não transmissíveis
03/12 –
Epidemiologia das doenças e agravos não transmissíveis
10/12 –
Seminário 2
17/12 –
Avaliação final
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Metodologia
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A
metodologia adotada pela disciplina
atenderá aos pressupostos do Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição que visa
estimular o aluno a "aprender a aprender", a ser "sujeito de
seu próprio aprendizado" e "aprender fazendo".
Serão
utilizadas as seguintes técnicas para
implementar o aprendizado: aulas expositivas, estudos de caso, uso de vídeo,
painel com especialistas, discussão em pequenos grupos, pesquisa de campo e
seminário
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Avaliação
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A
avaliação será processual, de acordo com o cumprimento das atividades
desenvolvidas em sala de aula e na pesquisa de campo. Serão computadas para a avaliação as
seguintes atividades: pesquisa de campo, estudo de caso, seminários 1 e 2.
Também fará parte da avaliação a pontualidade e a participação nas
atividades.
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Bibliografia
Básica
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Rouquayrol,
Maria Zélia; Almeida Filho, Naomar de. Epidemiologia e Saúde. 6ª ed.
Rio de Janeiro: Editora MEDSI, 2003. 728 p.
Pereira,
Maurício Gomes. Epidemiologia: Teoria e Prática.1ª ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 1995. 598 p.
Almeida
Filho, Naomar; Rouquayrol, Maria Zélia. Introdução à Epidemiologia. 4ª
ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 296 p.
Gilberto,
Sichieri, Rosely, Gigante, Denise Petrucci (Orgs.). Epidemiologia
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Bibliografia
Complementar
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Medronho,
RA; Bloch, KV; Luiz, RR; Werneck, GL. Epidemiologia. 2ª ed. Atheneu, 2008
Waldman,
EA. Vigilância em Saúde Pública. São Paulo : Faculdade de Saúde Pública da
Universidade
de São Paulo, 1998. (Série Saúde & Cidadania)
Barata,
RB. Tendências no ensino da epidemiologia no Brasil. Rev Panam Salud Publica/Pan Am J Public Health 2(5),
1997; 334-41.
Jorge,
MHPM; Gotlieb SLD. O Sistema de Informação de Atenção Básica como Fonte de
Dados para os Sistemas de Informações sobre Mortalidade e sobre Nascidos
Vivos.
Informe Epidemiológico do SUS 2001; 10(1) :
7 - 18.
________________________________________________________________________ Fonte: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação emNutrição. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2001/pces1133_01.pdf Projeto Político Pedagógico Bachaletado em Nutrição. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/fanut/graduacao/nutricao. |
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